Jornalismo e jornalistas das rádios locais portuguesas |
|
Jornalismo e jornalistas das rádios locais portuguesas Objetivos: Com profundas raízes populares, as rádios locais portuguesas aparecem como um movimento que procurou sublinhar o local enquanto território de afirmação e de distinção face aos média de cobertura nacional. As rádios locais portuguesas têm como fundamentos constituir-se como um palco para a expressão das vivências das comunidades onde se inserem, promovendo um discurso alternativo face às propostas apresentadas pelos meios de comunicação de maior dimensão. No entanto, a exclusiva dependência das regras do exíguo mercado publicitário de pequenas localidades, as políticas públicas adotadas consubstanciadas numa legislação pouco adequada à realidade do país e a entrada de grupos de comunicação que adquiriram as frequências adotando políticas de programação uniformista, têm colocado em dúvida a prossecução dos objetivos para os quais as emissoras locais foram inicialmente criadas.
Num tal contexto, importa saber que jornalistas exercem a sua atividade nestas emissoras, que perfil de formação possuem, que fontes e valores-notícia são privilegiados, qual a sua relação com as novas plataformas digitais.
Assim, com este estudo pretende-se caracterizar o perfil do jornalista e do jornalismo nas rádios locais portuguesas partindo de dados obtidos por inquérito aplicado a jornalistas em exercício nas emissoras locais. Numa segunda fase do estudo, através de entrevistas sem-estruturadas, pretende-se conhecer o posicionamento dos jornalistas das rádios locais acerca da relação entre rádio local e Internet, com o propósito de definir o modo como as plataformas digitais podem facilitar o trabalho dos jornalistas das rádios locais considerando a sua principal missão de construção noticiosa do local.
Investigador/coordenador: Luís Bonixe | Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar Equipa: Estudantes finalistas do perfil de Jornalismo do curso de Jornalismo e Comunicação e do mestrado em Jornalismo, Comunicação e Cultura da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Portalegre Ações:
- dezembro de 2012 e janeiro de 2013 - aplicação do inquérito a 28 jornalistas de 19 rádios locais portuguesas.
- fevereiro de 2013 - tratamento estatístico dos dados
- 18 de abril de 2013 - apresentação dos dados no Encontro – “25 Anos de Rádios Locais em Portugal – o jornalismo e os jornalistas”. ESEP.
- Publicação do artigo “Jornalismo e Jornalistas das Rádios locais Portuguesas”, na Revista JJ do Clube de Jornalistas nº 55 (Julho/Setembro de 2013) pp- 28-33. Disponível em: http://www.clubedejornalistas.pt/uploads/JJ55.pdf
- dezembro de 2013 e janeiro 2014 - aplicação do inquérito a mais 25 jornalistas de 16 rádios locais portuguesas.
- janeiro de 2014 - início das entrevistas semi-diretivas a jornalistas das rádios locais portuguesas.
- abril de 2014 - apresentação da comunicação “Jornalismo e jornalistas das rádios locais portuguesas – o local como especialização na transição para a Internet”, no II Confibercom, Universidade do Minho.
No dia 27 de maio de 2015 foram apresentadas as principais conclusões do estudo e podem ser consultadas aqui.
Duração do projeto: Início: 01/12/2012 Fim: 31/12/2014
|
